12/02/2009

Biodiversidade para quê?

Como funcionam os subterfúgios do poder de plantão...

É muito interessante em Fóruns e Audiências Públicas observar as reações inflamadas, torpes ou mesmo cândidas e inocentes das pessoas. Falo especialmente nas discussões que envolvem a Natureza, aparentemente dissociada, longe e independente da maioria brasileira que habitam as Metrópoles. O Ego humano é igual em todos, mas Egos não dialogam... Brigam, competem entre si e não chegam a denominador comum e sim a coeficientes somente para seus próprios pontos de vista e por fim as benesses a si mesmas. Fóruns e Audiências Públicas têm realmente um só objetivo, acharem um consenso lógico (e intuitivo) que leve o problema a uma solução (temporariamente) permanente ou auto-sustentável. E nestes ambientes, sempre temos os abnegados que com lógica e persuasão apresentam seus pontos de vista esperando discussão e compreensão dos fatos, das soluções claras em que expôs a todos. Dependendo da Lua, outros de mesma índole honesta apresentam reforços e então começam a aparecer as personalidades aparentemente cambiantes que expõem contra-sensos de preferência sofistas e entorna o caldo das discussões. Se os interesses governamentais se coadunam com os corporativos de multinacionais que prometem progresso e emprego como o da década de 60..., sem dúvida este Fórum já terá sido marcado pelo status-quo político-econômico como um desastre para toda a sociedade. Terá sem dúvida, antes ou depois, o Mandatário Público afirmado no alto do palanque com espuma na boca e bochechas enrubescidas a promessa vã de progresso e emprego e dane-se o Ambiente. Contratam ônibus de massa de manobra que são vitimas de si mesmos para vaiarem, uivarem e por fim darem suas próprias almas aos desígnios dos mandantes e guardiães do poder – os novos coronéis do século XXI.

Ação e Reação não tem lei humana...

Mas, lógica e verdade são xipófogas e o tempo as faz sempre ressuscitarem exigindo juntas, como “alma penada”, a recomposição dos fatos e freqüentemente a prisão, cobrança ou a reação aos responsáveis. Prisão e cobrança vem das Leis dos Homens e se não for feita, a reação vem das Leis do Universo que fatalmente será cumprida! E então temos o que vemos em diversas partes deste Brasil...,o Ambiente se desmanchando junto com a população ou sociedade humana. Só como péssimo exemplo, o estado de Santa Catarina viu seu Código Ambiental em fins de 2008 alterado para pior, pelo governo e poucas semanas depois do ato indigno ao estado escolhido de muitos turistas, as chuvas desmontaram a máscara do governo catarinense e não pararam mais de assombrar o governador. E para entortar o caldo, surgem também secas arrasadoras no outro lado do estado.Sabe-se que sua excelência tem o fato nada nobre em sua gestão, do maior avanço em desmatamento do Sul do país por estes anos e o segundo estado em desmatamento no Brasil.

A Dicotomia para dividir a todos: De que partido você é? Xiita ou Cristão? Alto ou baixo? Negro ou Branco?

Mas Ecologia é somente defender as borboletas e os passarinhos, dizem os mandantes de plantão, externando sua mente fraca de menos compreensão do que o tamanho de seu bolso duplo. Refutam com palavras criadas de revista míope..., que todos são xiitas, desconhecendo a história de que aos árabes, devemos a matemática, a alquimia que gerou a química e até ao hábito de tomar banho todos os dias... Se colocassem e substituíssem a palavra xiita - nas frases feitas para agredirem os ambientalistas - pela palavra cristão... qual seria a diferença no quesito? Então vamos ser mais objetivos, práticos e mostrar aos mandantes o que eles realmente não tem de estudo e pior, não tem a Virtude Máxima a um representante público: Humildade ! Sim, humildade para receber as opiniões conflitantes, interagir, trazer a luz aos fatos, separar o joio do trigo, determinar os agentes da razão-intuição e por fim colocar a sociedade no eixo de sua permanência presente e futura com sustentabilidade. Humildade que reconhece seus limites. Humildade que reconhece que a luz dos outros não precisa ser apagada para que sua própria luz persista, mas sim, que tenha que ser mais alimentada e se aproxime para que nossa luz também tenha a honra de ser assistida. E por fim, tudo isto que gerará a solução de todo o conflito que é exatamente a função do agente público: organizar, Gestionar com Honestidade todas estas ações para que culmine com o óbvio preconizado.

Começando por argumentos simples...

Então faltou dizer, porque amamos as borboletas e os passarinhos... Dizem eles: por que proteger o Mato (os Biomas seria dizer o certo) se temos que gerir a sociedade que nos deu emprego com este mandato? Por que não proteger o homem que vive perto e dentro destes lugares (mananciais ou Ecossistemas)? Responderíamos que a simples proteção e manutenção da Mata em volta das nascentes é fato conhecido até pelos agricultores que não tem instrução ambiental formal, porque sabem que se não for assim, sua água de abastecimento tanto de sua lavoura como de sua família, some pelo ralo da terra. Então se deduz deste simples fato que não somos independentes da Natureza e sim parte daquela. Também é fato dos homens que trabalham na terra, verem o fenômeno de aparecimento de nuvens (vapor) em grandes massas e de repente, das áreas verdejantes de Mata, como uma nuvem brotando do nada... e também é fato aos homens que trabalham com ciência climática que as Matas regulam a quantidade de chuvas em determinado dia ou local e...as produzem. E que dizer que a temperatura é deveraz aprazível, fácil de suportar, mesmo em cidades que tiveram o cuidado de manter as nossas esplendidas plantas em volta e dentro? O que não acontece nas cidades que não tiveram esta compreensão nem respeito ao Bioma de que tem origem, na qual suas temperaturas têm subido letalmente aos velhos e crianças que as abitam. E o fato corriqueiro em todas as famílias das grandes cidades ou mesmo pequenas que fogem ou para as praias ou para os campos e matas buscando o quê, senão a confortante Mãe Natureza aos estressados e desassistidos de amor e equilíbrio humano? Dizem especialistas que carecemos nestas horas da substancia ou “partícula” prana, ki ou orgônio como queiram alguns. E esta depressão que abate a milhões tem a contrapartida de cura na fonte destes elementos que são as plantas ou quem sabe através delas. De modo que depressão ou carência do neurotransmissor como a serotonina, tem sua cura ou efeito mitigado, não somente pela visão de uma Flor ou Natureza impactante, mas também pela sua permanência em nossa vizinhança. De modo que na alegria ou no turvamento lógico com tristezas e mazelas da vida ou buscamos o colo da Mãe (Natureza, em qualquer forma que se apresente) ou engrossamos as fileiras dos presídios e clínicas.

Continuando com médios argumentos...

É constante a baixa nos preços hortículas e o desespero dos pequenos agricultores que sustentam as bocas da maioria do povo brasileiro. Freqüentemente assistimos estes mesmos ou seus filhos, fortificando as fileiras das favelas intermináveis nas grandes cidades que somam mais de 80% de ocupação, se igualando a números de primeiro mundo, sem o contraporte na cultura, tecnologia e ciência que mantém empregos naqueles países. Reclamam com razão e ingenuamente os preços dolarizados dos adubos químicos NPK que inviabilizam suas lavouras que nasceram da “revolução verde” gestionada pelos excedentes bélicos da segunda grande guerra. Falam também dos altos custos de seus defensivos (que eufemisticamente traduzem, mas que na verdade são de fato “o veneno para todos”). Mal sabem que vivem dominados por umas poucas 3 empresas multinacionais que escandalosamente monopolizam o país com seus adubos químicos. Abusando do poder econômico e praticando formação de cartel. Mas ainda temos prefeitos idiotas que na pretensa penúria do município pedem ao mandatário do estado que lhe traga uma multinacional prometedora de muitos empregos, mesmos que sejam para quebrar pedras para extrair minérios, mas que pelo menos os filhos destes agricultores poderão viver mais alguns anos tendo dinheiro para comprar iPods. Não interessa que morram mais cedo de doenças trabalhistas agora importadas, mas pelo menos morrem felizes consumindo. Nota-se sempre que estas mazelas são frutos da má gestão pública em seus Municípios, pela falta de entendimento e capacidade que tem estes mandatários em distinguirem o que está diante de seus próprios narizes. E o que seria isto? Turismo grita alguém – o setor que mais cresce e traz divisas rápidas? Sim, pode ser, mas diria que se deve apurar mais ainda a vista.

Moléculas que valem o emprego de todos em uma cidade...

Pouco mais de 10% de nossa Biodiversidade está estudada e mesmo assim de forma desconexa faltando pesquisa clínica em muitos trabalhos e somente tendo a constituição química revelada, sua toxidez ou experimento pré-clínico completo. Somos a maior Biodiversidade do Planeta e brilho nos olhos de qualquer biopirata de primeiro mundo. Então, as Matas que derrubamos não somente destroem a vida animal que se esconde nelas, mas o futuro auto-sustentável da nação. Das plantas temos moléculas para cura inusitada de centenas de doenças e alternativa para outras centenas que sangram as nossas divisas junto ao Ministério da Saúde e da saúde privada, que tem de comprar milhões de reais por ano em remédios alopáticos. Fora a biodiversidade de fungos e bactérias escondidos debaixo das folhas que renderiam bilhões, sem dúvida, em novos campos de tecnologia de ponta para aumentarmos a produção de etanol, uso em técnicas petrolíferas, saúde dos solos, nitrogenização de raízes, novos derivados químicos, biológicos e infinitos usos que somente Deus bem sabe. E a pergunta vem: como e quando? Soma-se a tudo isto a angústia da população em ter para ontem a cura de suas doenças de forma branda e suportável. Falta-nos lógica e não somente dinheiro!!!

Formigueiros e sociedade de humanos

Precisamos agir já e rapidamente criando uma cadeia, rede de conscientização, ação e gestão de nosso patrimônio Biodiverso de forma realmente coletiva. E isto passa por novas cadeiras, cursos em Universidades e Escolas, Leis para serem aplicadas, conhecedores de causa na execução, créditos direcionados...Mas, SEM POLÍTICOS!!! Existem muitas atividades louváveis, mas todas desconectadas e falando a língua de uma Babel. Quando vemos a coordenação de um formigueiro que numa noite com desenvoltura transportam o sonho de um agricultor ou o sorriso do quintal da dona de casa, não podemos esconder o espanto de tanta ordem e determinação em tão pequeninos seres. Então, inevitavelmente suspiramos forte, parecendo invejar a ordem que não reina em nossa espécie. O que vemos nos governos humanos? O deputado que não entende, insiste em reter a sua verba e não contrata algum especialista para lhe explicar o que é vital para sociedade. Continua então escutando as aparências do grandalhão de terno importado, dono de uma multinacional, provavelmente expulsa de sua própria terra ou auto-exilada, porque suas atividades não seguem a salutar vida de seus concidadãos.

Ecologia é Paz, é Vida, é Trabalho Duradouro

Aprendemos antropologicamente que Culturas como a da Ilha da Páscoa e do México, que esgotaram seus recursos naturais em intermináveis conflitos ou hábitos errados de consumo, na derrubada final de suas matas, veio-lhes a escassez de víveres, inexistência de chuvas em períodos separados da abundancia desmedida de furacões e tempestades. Com a falta de água potável, degradação do solo levando sua fertilidade, exposição aos raios solares aumentando a temperatura e inviabilizando a vida microscópica da terra que interagia e sustentava as plantas, surgiu por fim a fome, mais conflito e a dispersão das cidades, pondo fim a sociedade estruturada com sua cultura, leis, ciência, economia... Que é o quadro semelhante ao fim das grandes nações.Portanto, Natureza e Ecologia não são somente mais umas palavras para poetas e biólogos, mas para todos indistintamente, é a permanência de suas existências, de seus empregos.

Nenhum comentário: